O Peso de um Personagem de Sucesso

Fazer sucesso: eis o sonho de muita gente. E sucesso se constrói à base de muito trabalho, dedicação e tempo, certo? Bom, nem sempre. O tempo, em muitos casos, pode ser encurtado quando falamos de fama.

Muitos novos artistas surgem a cada dia. Alguns com mais talento, outros nem tanto. Mas uma coisa é certa: o sucesso repentino, aqueles 15 minutos de fama por qual muita gente passa, nem sempre é tão generoso com alguns artistas.

Muitos atores e atrizes, por exemplo, surgem de uma maneira espetacular, fazendo um sucesso estrondoso, mas depois disso não conseguem mais engrenar em outras produções.

Alguns deles aproveitam o momento de fama e conseguem se manter no estrelato. Já outros, passam anos e anos e não conseguem convencer em nenhum outro trabalho. E isso não se restringe necessariamente à estréia de um ator, mas também pode se referir a algum determinado trabalho que é tão bom, mas tão bom, que a imagem do artista fica vinculada àquela personagem – e fica difícil quebrar essa associação inevitável. 

Listei, a seguir, alguns personagens marcantes e seus respectivos intérpretes (leia-se novamente: personagens marcantes). Alguns deles já são ídolos e não precisam mais provar nada para ninguém. Outros ainda não emplacaram – e será que conseguirão?

1. Johnny Depp – Jack Sparrow

Depp é um artista como poucos. Com orgulho, digo que hoje ele é o ator mais bem pago de Hollywood, e sua carreira inclui produções de sucesso e personagens memoráveis. Mas entre nós: difícil não associar a imagem de Depp ao seu divertidíssimo Jack Sparrow, da saga “Piratas do Caribe”. Para se ter uma idéia: Johnny estreou no cinema em 1984, com “A Hora do Pesadelo”; desde então, fez tipos de sucesso, como o protagonista de “Edward – Mãos de Tesoura” ou Tom Hanson, da série “Anjos da Lei” – quando se tornou um ídolo teen. Foi aí que ele virou a mesa: abandonou a série e partiu de vez para o cinema, apostando em excelentes produções durante a década de 90 – mas que, em sua maioria, não agradavam ao público. Só anos mais tarde, com Capitão Sparrow, é que o talento de Depp foi reconhecido pelo grande público. Hoje, ele figura na lista das celebridades mais influentes da indústria cinematográfica.

Jack Sparrow

Depp conquistou o mundo com seu Jack Sparrow.

 

2. Marcos Frota – Tonho da Lua

Em 1993, Marcos Frota conquistou milhares de telespectadores com seu personagem Tonho da Lua, na reprise de “Mulheres de Areia”, de Ivani Ribeiro. Tonho era um deficiente mental, sensível e apaixonado por uma das protagonistas da trama, Ruth, a gêmea boa, vivida por Glória Pires. Desde então, Marcos fez muitos outros trabalhos, mas… você pode me dizer algum outro personagem de sucesso de Frota?

Marcos Frota é prestigiado ainda, mas apenas por Tonho.

 

3. Mel Lisboa – Presença de Anita

Ah, Anita… Como não se recordar dela? Minissérie primorosa, “Presença de Anita” despertou os pensamentos mais impuros dos adolescentes que assistiram à história da ninfeta (nem tão ninfeta assim, vale lembrar) que seduz um homem de meia-idade e destrói sua família. Confesso que ainda hoje, quando assisto aos trechos desta produção de Manoel Carlos, eu fico em êxtase com a trama. Mas Mel Lisboa tentou, tentou, tentou de novo, mais uma vez… Mas sua Anita foi tão bem recebida – e querida por todos nós – que é impossível olhar para ela e não enxerga-la de calcinha e blusinha de alça, correndo pelo quarto, com aqueles olhos e sorriso doces… Okay, vou parar aqui. Anita vai ficar pra sempre nas nossas mentes, Mel…

"Presença de Anita" associou Mel à imagem de beleza, luxúria e sensualidade.

 

4. Julia Roberts – Vivian Ward

Belíssima, Julia Roberts protagonizou, em 1990, a história de uma prostituta que se apaixona por um homem rico. O que teria tudo pra ser mais uma comédia romântica da década de 90 se tornou, na verdade, em um dos filmes mais irresistíveis do cinema. Julia, até então pouco conhecida pelo público, aproveitou o sucesso de sua personagem e se consagrou como uma das estrelas mais rentáveis da indústria cinematográfica. Desde então, participou de outras boas produções e, em 2000, foi a grande vencedora do Oscar por sua atuação em “Erin Brockovich – Uma Mulher de Talento”.

Julia Roberts, em seu papel de maior destaque.

 

5. Leonardo DiCaprio / Kate Winslet – Jack Dawson / Rose DeWitt Bukkater

Se existe um filme que virou moda durante um bom tempo – e merecidamente – foi “Titanic”. Sucesso de crítica e de público, a obra de James Cameron é um grande trunfo em Hollywood. Vencedor de 11 Oscar – incluindo Melhor Filme – , a produção apresentou DiCaprio e Kate Winslet ao mundo e, durante bom tempo, eles assumiram o posto de casal mais belo do cinema. DiCaprio, muito criticado pela imprensa por conta de algumas atuações questionáveis, virou símbolo sexual e ídolo de uma geração, e hoje tem no currículo alguns sucessos de bilheteria; já Kate, provou que era mais do que um rosto bonito e, em 2009, levou o Oscar de Melhor Atriz por sua atuação em “O Leitor”.

O casal protagonizou uma das cenas mais inesquecíveis do cinema contemporâneo.

 

6. Robert Pattinson – Edward Cullen

Okay, ele vem tentando. Pena que os filmes não ajudam. Robert fazia alguns trabalhos por aí, quando recebeu o convite para estrelar “Crepúsculo” – filme baseado no best-seller de Stephenie Meyer. Se o livro já era um sucesso entre as garotas (e alguns garotos que querem ser garotas – okay, piada de mal gosto), não surpreendeu quando Robert caiu nas graças do público. Confesso que é cedo pra falar dele, pois afinal, ele vem atacando em novos projetos, inclusive como produtor. Mas, definitivamente, o vampirinho que brilha no sol Edward Cullen será, durante muito tempo, a glória e a cruz de Pattinson.

O vampiro da saga Crepúsculo trouxe sucesso ao ator Robert Pattinson.

 

7. Daniel Radcliffe – Harry Potter

Ele cresceu, fez outras produções, apareceu completamente nu por conta de um personagem no teatro, mas Daniel Radcliffe será o eterno “Harry Potter”, o bruxinho da série homônima criado por J. K. Rowling. A história foi febre entre os adolescentes nos últimos dez anos e Daniel se tornou ídolo entre a garotada. Resta saber se com o fim da saga, Daniel continuará na ativa…

Daniel viveu o bruxinho da série adolescente Harry Potter e agradou.

 

8. Macaulay Culkin – Kevin McCallister

Lançado em 1990, “Esqueceram de Mim” foi considerado uma das melhores comédias do cinema. E foi graças a ela que Macaulay Culkin virou celebridade. Depois disso, o garotinho fez outros trabalhos, teve uma adolescência conturbada e pouco se ouviu falar dele nos últimos anos. Recentemente, porém, Macaulay voltou aos holofotes, ao negar seu envolvimento com uma atriz pornô.

Macaulay foi uma das crianças que mais faturaram no cinema.

 

9. Regina Duarte – Porcina

Okay, Regina já era a namoradinha do Brasil, já gozava de um prestígio experimentado por poucos artistas nacionais e não precisava provar nada para ninguém. Mas eis que surge “Roque Santeiro” em 1985, um marco na teledramaturgia nacional. Resultado: Regina se consagrou ainda mais, se tornou atriz do primeiro escalão da Rede Globo e uma das figuras mais carismáticas do meio artístico. Foi a Helena de Manoel Carlos em três de suas produções (inclusive protagonizando a cena da famosa troca de bebês em “Por Amor”, de 1997), foi Chiquinha Gonzaga e viu sua filha crescendo na TV graças às inúmeras comparações com a mãe.

Regina deu vida a uma das personagens mais incríveis da TV brasileira.

 

10.  Miley Cyrus – Hanna Montana

Seis milhões de pessoas. Este foi o número aproximado de telespectadores (em sua maior parte, adolescentes descontrolados) que assistiram ao último episódio da série teen. A despedida, que ocupou o horário nobre do canal Disney Channel, foi recorde de audiência e confirmou o sucesso de Miley. Ficava difícil saber quando ela era Miley e quando era Hanna. Como Miley, ela gravou até CD – mas não emplacou. Agora, resta saber o que a atriz-cantora-polêmica Miley vai fazer daqui em diante…

Miley Cyrus, vivendo o melhor de dois mundos.

Anúncios

5 pensamentos sobre “O Peso de um Personagem de Sucesso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s