Quando ouvi, ao acaso, a música Scared pela primeira vez, custei a acreditar que estava diante da composição de um artista brasileiro. Trata-se do músico brasiliense Tiago Iorc que, com apenas um disco na carreira, já emplacou vários singles em trilhas de novelas e, hoje, é considerado um dos talentos mais promissores da nossa música.
Nascido em 28 de novembro de 1985, filho de um engenheiro e uma professora de inglês, Tiago logo cedo se mudou para a Inglaterra, onde viveu durante aproximadamente quatro anos. Voltou ao Brasil, onde se alfabetizou, e depois morou nos EUA. Dessa forma, adquiriu fluência no idioma local, fazendo do inglês sua segunda (ou primeira) língua. Isso foi primordial para sua carreira: o jovem Tiago tem uma facilidade para compor suas letras que impressiona os mais veteranos.
Em 2007, a música Nothing But A Song, composta pelo garoto como um simples exercício, foi, inexplicavelmente, parar na trilha sonora da novela teen Malhação. Com o sucesso da canção, Tiago foi convidado pela Som Livre a gravar seu primeiro álbum. Em pouco mais de uma semana, Tiago finaliza Let Yourself In, um pretensioso disco que mistura ritmos como o pop e blues.
Aliás, essas são algumas influências do musicista que se declara fã de artistas como Beatles e Jamie Cullum. A faixa Ticket to Ride, por exemplo, é uma regravação de uma pérola do grupo britânico mas que mantém uma batida bem ao estilo de Cullum. Outra regravação do álbum é a música My Girl, sucesso da banda The Temptations na década de 1970, que virou hit na novela Viver a Vida. Todas as músicas inéditas do álbum são de autoria do próprio Tiago, o que comprova seu talento como compositor e letrista.
Do álbum de estréia, quatro músicas foram parar em trilhas de novelas: além de Nothing But a Song e My Girl, temos Scared (da novela Duas Caras) e Blame (da novela A Favorita). Além disso, é possível achar na rede vários vídeos com bons covers feitos por Tiago em suas apresentações, inclusive algumas parcerias com a cantora Maria Gadu. Como se não bastasse o talento artístico, Tiago mantém uma bela imagem, o que garante seu sucesso entre o público adolescente feminino (o que não tira – nem diminui – todos os méritos de Tiago como artista).
Depois de um bom tempo sumido e longe das redes sociais (apavorando os fãs mais apreensivos), Tiago já começa os preparativos para seu próximo álbum, ainda sem titulo e sem previsão. Bom, uma coisa é certa: se vier como o primeiro, boa música já é garantida.
PS.: Tiago se tornou uma das minhas trilhas preferidas no fim de noite ao voltar da faculdade de carro com meus amigos. Caso você não o conheça, ouça o álbum “Let Yourself In” e tire suas conclusões.
Uau, gostei da matéria. Muito legal!
Tiago Iorc é mesmo demaais 🙂
.. a primeira musica que ouvi foi “When all hope is gone” e desde então não paro amis de ouvir o album 😉
É bom mesmo…. Dá para mim o CD? Original hein… kkkkkkkk