O Som Internacional de Tiago Iorc

 

Quando ouvi, ao acaso, a música Scared pela primeira vez, custei a acreditar que estava diante da composição de um artista brasileiro. Trata-se do músico brasiliense Tiago Iorc que, com apenas um disco na carreira, já emplacou vários singles em trilhas de novelas e, hoje, é considerado um dos talentos mais promissores da nossa música.

Nascido em 28 de novembro de 1985, filho de um engenheiro e uma professora de inglês, Tiago logo cedo se mudou para a Inglaterra, onde viveu durante aproximadamente quatro anos. Voltou ao Brasil, onde se alfabetizou, e depois morou nos EUA. Dessa forma, adquiriu fluência no idioma local, fazendo do inglês sua segunda (ou primeira) língua. Isso foi primordial para sua carreira: o jovem Tiago tem uma facilidade para compor suas letras que impressiona os mais veteranos.

Conheça Tiago Iorc, o brasileiro que emplacou hits em novelas com apenas 1 álbum.

 

Em 2007, a música Nothing But A Song, composta pelo garoto como um simples exercício, foi, inexplicavelmente, parar na trilha sonora da novela teen Malhação. Com o sucesso da canção, Tiago foi convidado pela Som Livre a gravar seu primeiro álbum. Em pouco mais de uma semana, Tiago finaliza Let Yourself In, um pretensioso disco que mistura ritmos como o pop e blues.

Capa do álbum "Let Yourself In", primeiro disco da carreira de Tiago Iorc

 

Aliás, essas são algumas influências do musicista que se declara fã de artistas como Beatles e Jamie Cullum. A faixa Ticket to Ride, por exemplo, é uma regravação de uma pérola do grupo britânico mas que mantém uma batida bem ao estilo de Cullum. Outra regravação do álbum é a música My Girl, sucesso da banda The Temptations na década de 1970, que virou hit na novela Viver a Vida. Todas as músicas inéditas do álbum são de autoria do próprio Tiago, o que comprova seu talento como compositor e letrista.

Do álbum de estréia, quatro músicas foram parar em trilhas de novelas: além de Nothing But a Song e My Girl, temos Scared (da novela Duas Caras) e Blame (da novela A Favorita). Além disso, é possível achar na rede vários vídeos com bons covers feitos por Tiago em suas apresentações, inclusive algumas parcerias com a cantora Maria Gadu. Como se não bastasse o talento artístico, Tiago mantém uma bela imagem, o que garante seu sucesso entre o público adolescente feminino (o que não tira – nem diminui – todos os méritos de Tiago como artista).

Depois de um bom tempo sumido e longe das redes sociais (apavorando os fãs mais apreensivos), Tiago já começa os preparativos para seu próximo álbum, ainda sem titulo e sem previsão. Bom, uma coisa é certa: se vier como o primeiro, boa música já é garantida.

PS.: Tiago se tornou uma das minhas trilhas preferidas no fim de noite ao voltar da faculdade de carro com meus amigos. Caso você não o conheça, ouça o álbum “Let Yourself In”  e tire suas conclusões.

Anúncios

2 pensamentos sobre “O Som Internacional de Tiago Iorc

  1. Uau, gostei da matéria. Muito legal!

    Tiago Iorc é mesmo demaais 🙂
    .. a primeira musica que ouvi foi “When all hope is gone” e desde então não paro amis de ouvir o album 😉

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s