Pixar: A Fantástica Fábrica de Sonhos Americana

A fusão entre Pixar e Walt Disney rendeu uma parceria de sucesso. Enquanto a primeira empresa se encarrega de toda a produção, a segunda cuida de todos os aspectos relacionados à distribuição dos filmes. Há quem faça comparações entre os dois estúdios, o que é previsível e justificado: cada um deles, em sua determinada época, trouxe uma relevante contribuição para o cinema.

Se durante muito tempo a Disney povoou o imaginário de milhares de pessoas com suas produções mágicas e encantadoras, hoje é a Pixar quem mora no coração desta geração mais moderna – e por esta razão, a empresa recebeu o merecido titulo de “nova fábrica dos sonhos norte-americana”. Com essa perspectiva em mente, Robert Velarde apresenta sua obra “A Fábrica de Sonhos da Pixar”.

Guia dos filmes Pixar, "A Fábrica de Sonhos da Pixar" fala sobre os temas centrais da obra do estúdio.

 

Que os filmes da Pixar são divertidos e garantia de entretenimento, todo mundo concorda. O que Robert pretende com seu livro é mostrar outro lado da obra do estúdio que revolucionou a maneira de se fazer animação – e que muitas vezes é dificilmente percebido pelo público. Praticamente em todos os longas-metragens da empresa é possível identificar valores humanos que vão além da simples animação feita por computação gráfica.

A trilogia "Toy Story" trata abertamente do tema da amizade.

 

Longe de ser um livro de caráter religioso, Robert traça o perfil dos dez primeiros filmes do estúdio sob um olhar ético, baseado nas virtudes que encontramos nos ensinamentos religiosos cristãos. Temas centrais das histórias como amizade, família, coragem e outros são abordados por Robert sob uma perspectiva que nos leva a repensar e refletir sobre nossos valores mais essenciais e como podemos construir um mundo melhor tendo-os como base de nossas vidas.

Em "Up - Altas Aventuras", temos uma maravilhosa sequencia que mostra todo o amor do tímido Carl por sua esposa.

 

Muitas vezes, somos tão surpreendidos pelas histórias e pelas extraordinárias animações dos filmes que não percebemos os conceitos mais simples que podem ser absorvidos ali. E é justamente esse o intuito de Robert: levantar debates. No final de cada capítulo, há uma série de perguntas que podem ser respondidas individualmente ou em grupo – o que mostra também o direcionamento (pseudo) didático da obra.

Já em "Wall-e", o robô inocente e, por vezes, infantil se apaixona por Eva. Além disso, a questão da tecnologia nos nossos tempos também é abordada.

 

Em “Procurando Nemo” ou “Up – Altas Aventuras”, é possível levantar um debate sobre os valores humanísticos relacionados à família (seja na relação entre pai e filho ou no amor maduro de um casal apaixonado). Já na trilogia “Toy Story”, o sentimento de amizade é predominante. Em “Vida de Inseto”, o segundo filme da Pixar, encontramos nitidamente aspectos relacionados à justiça e à coragem.

Aparentemente, “A Fábrica de Sonhos da Pixar” pode parecer um livro de caráter cristão. Mas não o é. De fato, há diversas referencias a textos bíblicos – portanto, a leitura do livro acompanhada de uma Bíblia pode ajudar bastante – e relações dos temas centrais com a vida cristã. Mas, como cito, trata-se de ensinamentos da vida cristã – e não apenas da vida religiosa, protestante. Robert conduz o leitor a experimentar a sensação de que podemos ser pessoas melhores a partir do momento que refletimos sobre a vida e sobre seus verdadeiros valores. Tanto é que os primeiros dois capítulos do livro são dedicados a uma visão geral sobre os conceitos de virtude e sabedoria, assim como falam sobre dois pontos essenciais nos filmes da Pixar, a imaginação e a criatividade – que são fatores importantes dentro da vida cristã.

Leitura obrigatória, para os amantes das obras da empresa, “A Fábrica de Sonhos da Pixar” é um guia dos filmes do estúdio sob a ótica moral e ética. Mais do que um livro biográfico, é um bom material para debate que nos leva a refletir (individualmente ou em grupo) sobre os tópicos mais essenciais na vida humana, como a amizade, o amor, a justiça, fé e, sem dúvida alguma, nossa capacidade de sonhar.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Pixar: A Fantástica Fábrica de Sonhos Americana

  1. Parabéns pelos seus posts!

    Bom, a Pixar realmente é uma fábrica de sonhos… são filmes que realmente mostram os valores essenciais para a existência humana. São histórias que devem ser mostradas até aos nossos netos!

  2. Ótima! Gostei muito de ter lido sobre essa companhia que faz sonhos virarem realidade. Gosto porque a cada desenho assistido, obtemos grandes histórias que ajudam a pensar na vida.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s