Será Que Ele Vai pra Geladeira?

Há algum tempo, as críticas em relação ao talk-show apresentado por Jô Soares tornaram-se mais agressivas. Há alguns dias, o jornalista Daniel Castro, do portal R7, revelou que o Programa do Jô teria tido a pior média no Ibope desde sua estréia, rendendo apenas amargos 6,4 pontos – 1 ponto abaixo da média no mesmo período de 2010. Isso foi o suficiente para levantar o debate sobre a queda de qualidade do programa e um possível fim da atração.

Em partes, as críticas são devidas. Apesar das inúmeras manifestações do público e imprensa, o Programa do Jô permanece na grade de programação da emissora carioca, mas o desgaste que a atração sofreu ao longo dos anos é visível. Nos últimos cinco anos, a queda de qualidade das entrevistas é notável – e cresce cada vez mais.

Há quem diga que esse fato é reflexo da própria falta de talento de Jô como entrevistador. De fato, há inúmeros pontos negativos a serem levados em conta nesse quesito. O apresentador costuma falar mais do que seus entrevistados, interrompe a entrevista a todo momento com observações irrelevantes, tenta se sobressair citando fatos pessoais como forma de engrandecimento e, além disso, faz piadas em momentos inadequados.

Mesmo o humor, que sempre foi o ponto forte do programa, já não convence mais. Jô parece que perdeu a graça – ou que, pelo menos, já não tem o mesmo entusiasmo. E quando as entrevistas não tem humor, o público é obrigado a engolir conversas excessivamente cults, com as quais a maior parte dos telespectadores não está acostumada. Parece papo de intelectual – em um país onde esse tipo ainda é pouco valorizado na TV aberta. A baixa na qualidade pode ser notada até mesmo entre o grupo de músicos que participam da atração: o Sexteto não consegue sequer criar bons arranjos para receber os convidados – e isso não é falta de talento, pois estamos falando de excelentes musicistas. Então, como justificar isso?

O programa não está funcionando. Apenas algumas entrevistas se salvam, porque a maioria é lamentável. Da seleção dos entrevistados às piadas escolhidas, Jô parece não ter o menor interesse no programa. Alguns apontam o roteiro engessado, a falta de preparo prévio de Jô e sua incapacidade de improvisação. O desinteresse é tamanho que Jô mal olha para os convidados – fica a todo momento lendo suas fichas e seguindo à risca o que impõe sua produção.

O que muitos afirmam é que Jô simplesmente se acomodou. O humorista é considerado uma das figuras mais influentes do país. Não é de se admirar que ele já esteja cansado de tamanho fardo e agora só queira aproveitar esse prestígio. Mas isso não implica, necessariamente, em abandonar todo o trabalho de uma vida. Se esse cansaço existe, que o programa acabe com a dignidade e reconhecimento que sempre lhe foram característicos.

Para aqueles que acham exagero da crítica, experimente assistir a uma entrevista de Marília Gabriela. É extremamente fascinante a maneira como Marília consegue conduzir bem seus programas (De Frente com Gabi, pelo SBT, e Marília Gabriela Entrevista, pelo canal pago GNT). Ela demonstra interesse pelo que faz, olha nos olhos do convidado, parece conhecer bem quem está a sua frente e tenta se informar sobre o assunto. E para aqueles que acham que tempo é desculpa para a degradação do programa da Globo, basta citar The Late Show with David Letterman (do qual o Programa do Jô é cópia descarada), que mesmo tendo quase o mesmo tempo que o talk-show nacional, ainda mantém um nível muito melhor que  a atração brasileira.

Com tudo isso, resta saber qual será o futuro do Programa do Jô.  Alguns afirmam que, se continuar assim, o talk-show poderá deixar a programação da Globo em 2012 (ou, caso extremo, talvez antes). Acho que dificilmente isso poderá ocorrer, uma vez que Jô já se tornou uma figura cativa nos corações brasileiros. O que pode acontecer é uma mudança radical (e imediata) na estrutura do programa, desde a escolha mais feliz dos entrevistados até o entusiasmo do apresentador. O problema é que escolher convidados é fácil – o difícil será animar o insaciável humorista…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s