50 Filmes que Marcaram Sua Infância – Parte IV

Pois é, tudo que é bom acaba logo! As férias de janeiro praticamente chegaram ao fim – e com ela nossa listagem dos filmes clássicos que marcaram a nossa infância – especialmente aquela galera que nasceu entre as décadas de 80 e 90. Hoje, vamos conferir os 15 últimos títulos da nossa lista (os demais vocês podem conferir nos links no final deste artigo). Mas antes disso, é legal conhecermos um pouco mais sobre as 2 sessões de filmes onde esses títulos foram incansavelmente reprisados aos longos dos anos.

A Sessão da Tarde, programa das tardes globais, é exibido desde 1974. Apesar das intermináveis críticas (na maioria relacionadas às muitas exibições de algumas produções),  a Sessão da Tarde é líder absoluto em seu horário de exibição. Já o Cinema em Casa, sessão de filmes da rival SBT, estreou em agosto de 1988, inicialmente nas noites de sextas-feiras. Três anos depois, a atração passou a ser exibida nas tardes da emissora – em diferentes horários e com várias alterações. Entre idas e vindas, o programa atualmente não está na grade da emissora do dono do baú – mas tem um lugar especial no coração de milhares de cinéfilos saudosistas.

Pois bem, vamos deixar de papo e partir de uma vez para nossas últimas produções. Veja a lista que preparamos para você:

36. Guerra nas Estrelas (série)
O mestre George Lucas – quem, definitivamente, criou o conceito “filme + pipoca” no cinema – escreveu e dirigiu a saga Star Wars, uma das maiores marcas da cultura pop de todos os tempos. O primeiro dos seis títulos da série de ficção científica foi lançado em 1977 e um sétimo episódio está previsto para os próximos anos – agora, com produção pela Walt Disney Company, conforme já comentamos aqui. Independente, Guerra nas Estrelas é um daqueles filmes de caráter “nerd” que todo mundo ama…

starwars
37. Quero Ser Grande
Tom Hanks estrelou esse filme em uma época áurea de sua profissão. A história gira em torno de um jovem que é transformado em adulto após desejar ser grande diante de um brinquedo antigo esquecido em um parque. Quem não se recorda da clássica cena do piano gigante que atire a primeira pedra…

querosergrande
38. Alligator
Uma família volta de viagem trazendo um filhote de jacaré, que é abandonado e jogado dentro da privada. Nos esgotos, ele sobrevive se alimentando de lixo radioativo e se transforma em um monstro gigante que espalha o terror nas ruas da cidade.

alligator
39. Gremlins
Steven Spielberg foi um dos diretores que mais contribuíram para as nossas tardes. Gremlins foi um filme dirigido por Joe Danta e produzido por Spielberg, cujos astros principais são os monstrinhos endiabrados (uma mistura entre morcego e coruja) que tacam o terror (literalmente) na cidade de Kingston Falls. Apesar do filme ter todo um humor negro particular, é impossível não dar umas risadas com os bichinhos.

gremlins
40. Os Caça-Fantasmas
Com roteiro de Dan Aykroyd (que também protagoniza o filme) e Harold Ramis, o longa lançado em 1984 se tornou queridíssimo do público e ganhou, inclusive, uma sequencia cinco anos depois e duas séries animadas. É considerada até hoje como uma das melhores comédias da história – e um integrante de carteirinha das tardes globais.

oscacafantasmas
41. Os Goonies
Mais uma produção de Spielberg! Lançado em 1985, o longa traz basicamente tudo aquilo que toda criança e adolescente normais adora ver em um filme: mapa do tesouro, gigantes, piratas, perseguições e tudo aquilo que tornou Os Goonies um título obrigatório em qualquer lista desse tipo. A música tema conta ainda com a participação de Cindy Lauper. Que época, hein?

goonies
42. Irmãos Gêmeos
Definitivamente, é difícil imaginar que o fortão e musculoso Arnold Schwarzenegger tinha o baixinho e gordinho Danny DeVito como irmão gêmeo. Mas na comédia lançada em 1988, foi exatamente isso o que aconteceu. A confusão está armada!

irmaosgemeos
43. Caravana da Coragem
Este, particularmente, era um dos meus filmes preferidos de infância. Na rabeira do sucesso que os Ewoks fizeram em um dos filmes da saga Star WarsCaravana da Coragem contava a história de um casal de irmãos que tentam salvar os pais acidentados em Endor. Que criança normal nunca teve vontade de ter um daqueles bichinhos de pelúcia fofos em casa?

caravanadacoragem
44. A Fantástica Fábrica de Chocolate
Há os que amem a versão burtoniana de 2005 – entretanto, os mais saudosistas  adoram a clássica versão de A Fantástica Fábrica de Chocolate, adaptada do livro de Roald Dahl, publicado em 1964. Gene Wilder vive o delirante Willy Wonka, dono de uma famosa fábrica de doces que faz uma promoção que levará cinco crianças de sorte para passear em sua fábrica, fechada desde que Wonka teve suas receitas roubadas por espiões.

afantasticafabricadechocolate
45. Indiana Jones (série)
Daí você junta George Lucas e Steven Spielberg e o que terá? Sim, o personagem Indiana Jones, da série escrita por Lucas e dirigida por Spielberg, que virou febre mundial desde sua estréia, no início da década de 80. Vivido por Harrison Ford, Henry Jones Junior (nome real do personagem) é um pacato professor de arqueologia  – e também um destemido aventureiro, munido de um revólver, um chapéu e um chicote, que tornaram sua marca registrada.

indianajones
46. Loucademia de Polícia
Pensa em uma comédia pastelão, onde você mistura todos os tipos mais prováveis (e improváveis), em situações bizarras e fica lá esperando um resultado. Pois a série Loucademia de Polícia (composta por nada menos do que 6 sequencias) é justamente isso. Além dos títulos na telona, a franquia ainda ganhou uma série animada e uma série de TV. Impossível não dar altas gargalhadas…

loucademiadepolicia
47. Alien, o Oitavo Passageiro
Alien, filme dirigido por Ridley Scott – em um gênero que o consagrou – e lançado em 1979, foi aclamado pela crítica e se tornou um dos maiores sucessos de bilheteria do gênero ficção de todos os tempos. O título faz referência à uma criatura alienígena que mata a tripulação de uma nave espacial. Recentemente, Ridley Scott retornou ao gênero com o longa Prometheus, dividindo as críticas.

alienooitavopassageiro
48. A História Sem Fim
A História Sem Fim é um épico de fantasia que até hoje é referência para muita gente. O filme gira em torno do garoto Bastian que se esconde no sótão com um livro misterioso para fugir dos fatos que tornam sua realidade um fardo (como as brigas no colégio ou a recente perda de sua mãe). Entretanto, a leitura do livro o transporta para um mundo de fantasia habitado por seres especiais, como dragões, elfos e outras figuras fantásticas.

ahistoriasemfim
49. Karatê Kid
Lançado em 1984, Karatê Kid conta a história de um jovem lutador que deseja aprender a arte do karatê e convence um experiente mestre a lhe ensinar a luta. Entretanto, os exercícios vão além e acabam se tornando importantes lições de vida. O filme foi um grande sucesso de público e crítica e continua popular até hoje.

karatekid
50. De Volta Para o Futuro
Um dos maiores sucessos da Sessão da Tarde, De Volta Para o Futuro ganhou uma legião de fãs. O filme conta a história do adolescente Marty que, acidentalmente, viaja no tempo 30 anos atrás. Na viagem, ele conhece seus futuros pais, mas sua mãe acaba se interessando pelo garoto. Com isso, Marty tem que consertar esta situação e fazer com que seus pais se apaixonem, enquanto tenta encontrar um modo de voltar para a época correta.

devoltaparaofuturo

Enfim, chegamos ao final selecionando 50 dos muitos filmes que marcaram a infância – e por que não a vida? – de muitos cinéfilos apaixonados. Obviamente, a lista poderia ser estendida e render mais alguns posts. Muita coisa ficou de fora, mas tenho certeza que estes textos contribuíram para você ter um momento de nostalgia e saudade de uma época tão especial para todos nós, okay?

E não esqueça: você pode conferir todos os demais títulos clicando aqui (parte 1), aqui (parte 2) e aqui também (parte 3). Ah, e claro: este e mais outros títulos super bacanas podem ser conferidos no site do CaféComWhisky.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s