Oscar 2013: Resumão

Aconteceu ontem (24) lá no Hollywood & Highland Center, em Los Angeles, a 85ª cerimônia do Oscar – maior premiação do cinema mundial. E como não seria diferente, é hora de fazer aquele resumão básico sobre os principais acontecimentos da festa.

principal

Quem apresentou a cerimônia deste ano foi Seth MacFarlane, famoso por criar a série de animação Family Guy – e uma espécie de aposta da Academia para atrair o público mais jovem. Então… o tiro saiu pela culatra. Seth conseguiu a proeza de ser pior do que James Franco, em 2011, que ao lado de Anne Hathaway protagonizou uma das piores apresentações de todos os tempos. Seth não tinha humor e, quando o fazia, era completamente desnecessário e incabível – como na música em que falava sobre as atrizes que “mostravam seus seios e ganhavam Oscar”. Citou algumas ali – com destaque para Kate Winslet, obviamente, que é uma campeã nessa categoria (fazendo alusão aos inúmeros filmes em que a bela aparece nua).

seth

Seth – que foi um dos piores apresentadores de todos os tempos – conseguiu fazer muita gente sentir falta de James Franco…

Obviamente, isso não tirou o brilho da noite. Logo no início da festa, tivemos alguns números de dança, protagonizados por Charlize Theron (sempre linda) e a dupla Daniel Radcliffe e Joseph Gordon-Levitt, que fizeram estripulias no palco ao lado de Seth. Também teve Halle Berry, uma das bond-girls, apresentando uma homenagem aos 50 anos da saga James Bonde – homenagem esta que ficaria ainda melhor se todos os intérpretes do célebre personagem estivessem presentes no palco. Nisso tudo, faço um destaque aqui para Christoph Waltz, que recebeu o prêmio de melhor coadjuvante e fez um belo discurso – onde teceu elogios ao diretor Quentin Tarantino (o cineasta dirigiu Waltz nos dois filmes pelos quais o ator ganhou o Oscar). Ah já ia me esquecendo: Robert Downey Jr. fez cosplay de Johnny Depp?

Acima: Joseph, Seth e Daniel protagonizando número musical. Abaixo: o elenco de “Os Vingadores” e Downey tentando ser “cool” como o Johnny Depp.

Apresentando um número em homenagem aos grandes musicais, John Travolta, naturalmente, foi muito mais carismático do que o próprio apresentador da noite. Em palco, tivemos Catherine Zeta-Jones, Jennifer Houston (surpreendendo) e também o elenco de Os Miseráveis interpretando trechos de canções de filmes que participaram. Ah, teve Adele também que apresentou a música Skyfall, tema de 007 – Operação Skyfall . Apesar de algumas desafinadas, a cantora faturou o prêmio de melhor canção original (Katy Perry deve ter morrido com isso, hein?).

adele

Teve a clássica despedida aos profissionais da indústria cinematográfica que nos deixaram no ano que passou. Apresentada por George Clooney, a Academia relembrou nomes como Tony Scott (diretor), Richard Zanuck (produtor de filmes de sucesso, como Tubarão) e Michael Clarke Duncan (ator, conhecido por seu papel em À Espera de um Milagre).

A cerimônia deste ano foi bastante dividida – e, de certa forma, surpreendeu muita gente. Tivemos as premiações óbvias, como de Daniel Day-Lewis para ator principal (por seu trabalho brilhante em Lincoln), Quentin Tarantino e seu roteiro original de Django Livre ou Amor para melhor filme estrangeiro. Houve, por outro lado, as surpresas da noite (e por que não dizer as maiores “zebras” do ano?): Jennifer Lawrence para melhor atriz (roubando o prêmio merecido da veterana Emmanuelle Riva), Valente para animação (que tirou o Oscar novamente das mãos de Burton – injustamente) ou Ang Lee, que faturou o prêmio de melhor diretor (desbancando o favorito Steven Spielberg).

daniel

No final, As Aventuras de Pi foi o maior vencedor desta edição, com 4 prêmios (fotografia, efeito visual, trilha sonora original e direção). Depois dele, com 3 indicações cada, seguem Os Miseráveis (com melhor mixagem de som, melhor maquiagem e melhor atriz coadjuvante para Anne Hathaway) e Argo (que faturou o prêmio máximo da festa, além de roteiro adaptado e montagem). Lincoln, que era o favorito e aposta certa como o maior premiado da noite, faturou apenas em 2 categorias (direção de arte – merecidíssima – e ator principal, para Day-Lewis). Teve, inclusive, categoria com dupla premiação: edição de som, para 007 – Operação SkyfallA Hora Mais Escura.

INJUSTIÇADOS?
Todo ano é a mesma coisa… Tem gente que é indicado e não fatura nada e tem gente que sequer é lembrado nas indicações. Este ano, não seria diferente. Teve gente que ficou revoltado com a Academia – o que já era de se esperar… O favorito Lincoln faturou apenas em 2 categorias – o que pegou muita gente de surpresa. E o que dizer de Jennifer Lawrence, que faturou melhor atriz concorrendo com Emmanuelle Riva em AmorValente para animação? Derrubou até Detona Ralph, da mesma casa?

valente

E o que dizer daqueles que não foram nem indicados? DiCaprio (esquecido há anos pela Academia) foi esnobado por seu trabalho em Django LivreHitchcock só concorreu a melhor maquiagem, enquanto A Viagem (elogiadíssimo) não ganhou nenhuma indicação, assim como o sucesso Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge.

PREMIADOS

FILME Argo
ATOR Daniel Day-Lewis (Lincoln)
ATRIZ Jennifer Lawrence (O Lado Bom da Vida)
ATOR COADJUVANTE Christoph Waltz (Django Livre)
ATRIZ COADJUVANTE Anne Hathaway (Os Miseráveis)
DIRETOR Ang Lee (As Aventuras de Pi)
ROTEIRO ORIGINAL Django (Quentin Tarantino)
ROTEIRO ADAPTADO Argo
FILME EM LÍNGUA ESTRANGEIRA Amor
LONGA ANIMADO Valente
TRILHA SONORA ORIGINAL As Aventuras de Pi
CANÇÃO ORIGINAL Skyfall (007 – Operação Skyfall)
EFEITO VISUAL As Aventuras de Pi
MAQUIAGEM Os Miseráveis
FOTOGRAFIA As Aventuras de Pi
FIGURINO Anne Karenina
DIREÇÃO DE ARTE Lincoln
DOCUMENTÁRIO Searching For Sugar Man
DOCUMENTÁRIO DE CURTA-METRAGEM Inocente
MONTAGEM Argo
CURTA Curfew
CURTA ANIMADO Paperman
EDIÇÃO DE SOM A Hora Mais Escura / 007 – Operação Skyfall
MIXAGEM DE SOM Os Miseráveis
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s