Ele é bonito, charmoso, rico e tem presença. Toca guitarra e já pegou Winona Ryder e Kate Moss. Já foi eleito o homem mais sexy do mundo diversas vezes. Dizem as más línguas que ele já presenteou uma de suas namoradas com uma ilha. Ele tem tatuagens fodas. É amigo de Al Pacino, Leonardo DiCaprio e Marlon Brando. Já até rejeitou o papel principal em Titanic. Nem a Desciclopédia foi capaz de zoar o cara. Além de tudo isso, tem um currículo que impressiona por sua versatilidade e irreverência. Ah, e claro: é um grande ator. E nem continue este texto se você pensar o contrário, está bem?
Estamos falando dele: Johnny Depp, que hoje, 9 de junho, completa 50 anos. Pois é, a vida passa, os anos voam e o um dos artistas mais queridos da atualidade se torna um dos cinquentões mais famosos do cinema. Conhecido por interpretar personagens excêntricos – se transformando em um camaleão ambulante -, Depp decidiu ainda cedo que queria ser guitarrista. Por sorte, conheceu no início da década de 80 o ator Nicolas Cage, que conseguiu um teste para aquele que seria seu primeiro longa-metragem, A Hora do Pesadelo. No final da década, Depp já era ídolo do público juvenil e símbolo sexual norte-americano graças a seu personagem na série 21 Jump Street (que chegou ao país com o péssimo título de Anjos da Lei). Desde então, foi um sucesso atrás do outro – e hoje, reconhecidamente, Johnny Depp é hoje um dos maiores atores de sua geração.
E é pra comemorar esta data que é pra lá de especial (afinal, eu já assumi em diversas ocasiões que Sir Depp é meu ator favorito), vamos fazer uma lista com alguns personagens mais memoráveis de Johnny:
Edward (Edward Mãos de Tesoura, 1990)
Primeira parceria com Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura é o trabalho que apresentou Depp ao mundo. Aqui, ele interpreta um ser criado por um inventor que falece antes de terminar sua obra, deixando a pobre criatura sozinha e com tesouras no lugar das mãos. Uma das tramas mais sensíveis e poéticas de Burton, o filme se tornou um clássico instantâneo.
Edward Davis Wood Junior (Ed Wood, 1994)
Quatro anos após Edward Mãos de Tesoura, Johnny Depp retorna à sua parceria com Tim Burton no longa Ed Wood, que retrata a vida do artista homônimo considerado “o pior diretor de todos os tempos”. Rodado em preto e branco e baseado na obra de Rudolph Grey, o filme traz Johnny Depp contracenando com Martin Landau, que no papel do famoso Bela Lugosi, faturou o Oscar de melhor coadjuvante. Ah, Johnny se traveste! Confira:
John Wilmot (O Libertino, 2004)
Neste longa de Laurence Dunmore, Johnny Depp é John Wilmot, o segundo Conde de Rochester, famoso na corte de Charles II, na Inglaterra, durante o século XVII. Na história, John é um poeta libertino e inveterado boêmio, que desafiou a corte de seu rei e se tornou uma lenda no seu tempo. Apesar do filme não ter decolado, certamente traz uma das melhores atuações de Depp em toda sua carreira. Só o prólogo já vale por todo o restante.
Willy Wonca(A Fantástica Fábrica de Chocolate, 2005)
Parece que Burton adora ver Depp em tipos caricatos. Não à toa, Depp caiu como uma luva no papel do maluco Willy Wonca (personagem que já havia sido vivido por Gene Wilder na primeira versão da adaptação do livro de Roald Dahl), dono da fábrica de chocolates mais amada do cinema. Inspirando-se abertamente no ícone pop Michael Jackson (nas vestes, gestos e excentricidade), Depp recebeu uma indicação ao Globo de Ouro na categoria de melhor ator de comédia/musical.
Jack Sparrow (Saga Piratas do Caribe, 2003-2011)
Mesmo que você fosse um alienígena, você não conseguiria viver nesta galáxia sem conhecer Jack Sparrow, personagem icônico da saga Piratas do Caribe – aliás, Jack é a própria saga, diga-se de passagem. Com Jack Sparrow, Depp conseguiu sua primeira indicação ao Oscar, em 2003. Também conseguiu voltar aos holofotes hollywoodianos, se tornando um dos atores mais bem pagos da história.
Com a quantidade de filmes e personagens que Depp já fez, é difícil chegar a um consenso sobre os melhores. Por isso, segue abaixo alguns dos outros filmes do cinquentão que devem ser assistidos:
>>> Cry-Baby (John Waters, 1990)

Johnny faz o papel de um adolescente rebelde na cidade de Baltimore, neste delicioso musical do polêmico John Waters.
>>> Benny e Joon – Corações em Conflito (Jeremiah S. Chechik, 1993)
>>> O Bravo (Johnny Depp, 1997)

Primeira incursão de Depp na direção, “O Bravo” conta a história de um índio cherokee que sacrifica a própria vida dar melhores condições à sua família. Com o amigo Marlon Brando no elenco, o filme foi indicado ao Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1997.
>>> A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Tim Burton, 1999)

Mais uma parceria com Tim Burton, nesse longa Johnny vive um policial que viaja para uma cidade do interior para solucionar os crimes cometidos por um indivíduo de outro mundo.
>>> Em Busca da Terra do Nunca (Marc Forster, 2004)

Filme que rendeu a segunda indicação ao Oscar de melhor ator para Depp. No longa, ele interpreta o criador do personagem Peter Pan e o processo que desenvolveu um dos personagens infantis mais famosos.
>>> Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet (Tim Burton, 2007)
ótimo texto! comenta o meu também? http://benditodrinkpop.blogspot.com.br/2013/06/50-anos-de-johnny-depp.html