Bates Motel: 5 Motivos Para Você Assistir

Quem me conhece sabe que eu, definitivamente, não tenho paciência para sequências. É por essa razão que eu costumo torcer o nariz para seriados, sagas (vide O Senhor dos AnéisPiratas do CaribeStar Wars e derivados), séries, novelas, enfim, tudo aquilo que se precise acompanhar por muito tempo para se ter o entendimento completo do produto. No entanto, quando a produção é boa e eu gosto, eu não poupo elogios e recomendo a todos. E Bates Motel, do canal pago A&E, foi o último programa que conseguiu prender a atenção deste ser agitado que vos escreve.

01Levar uma das obras-primas do cinema mundial para as telinhas de um canal de TV pago não é algo, digamos, fácil. Tem que ter peito para encarar tal empreitada. Bates Motel conseguiu essa façanha. Super elogiada pela crítica e público, a primeira temporada (com 10 episódios) já tem data de estréia no Brasil para 04 de julho, pela canal Universal. Mas muita gente já assistiu a série e, se você ainda não sabe muito a respeito, vou te dar cinco bons motivos para você não perder a chance de acompanhar essa produção por nada…

1. Bates Motel é prelúdio de Psicose
A não ser que você seja um completo alienado, você já deve saber que Bates Motel serve como prelúdio do filme Psicose, obra-prima do gênero suspense do diretor Alfred Hitchcock. A trama vai acompanhar a juventude de Norman Bates e sua doentia relação com a mãe, com o intuito de mostrar a formação daquele que é um dos mais célebres assassinos do cinema. Diferente do que acontece no longa hitchcockiano, que se passa na década de 1960, Bates Motel traz Norman situado em um tempo presente e mostra todas as agruras de um típico adolescente do século 21: seus anseios, seus amores, a conturbada relação com a mãe e o irmão. Tudo isso vai ajudar a moldar a mente do assassino esquizofrênico, como, provavelmente, se verá nas próximas temporadas.

03


2. Produtores da série com um bom currículo…
Bates Motel é produzida por Carlton Cuse e Kerry Ehrin que produziram, respectivamente, LostParenthood. Ou seja, já dá pra perceber que não vai ser por falta de talento que o projeto não vai decolar. Se você curtiu essas séries, provavelmente tem chances de cair de amores por Bates Motel.

3. O elenco é primoroso…
Lembra-se do garotinho chorão e rabugento de Em Busca da Terra do Nunca? E do garotinho pobre que conseguiu o bilhete dourado e herdou todo o império de Willy Wonca em A Fantástica Fábrica de Chocolate? Pois é, ele cresceu, engrossou a voz e se tornou Norman Bates. Freddie Highmore conseguiu, com muita proeza, recriar um dos personagens mais famosos da história do cinema. Não sei quem foi o seu preparador, mas Freddie encarnou Norman Bates na voz, nos gestos, no jeito psicótico de olhar e tudo mais, mostrando competência e se tornando um dos mais bem elogiados atores de sua geração.

02Além dele, Vera Farmiga consegue também atrair a atenção a cada aparição. Ela está incrivelmente neurótica no papel de Norma Bates, a mãe do vilão. Vera, que ficou conhecida por seus papéis no cinema, já está em seu quartao seriado – e tem sido uma das grandes atrações da temporada. Há quem já aposte nela para o próximo Emmy, inclusive. Integram o elenco ainda Mike Vogel, Max Thieriot, Richard Harmon, Nestor Carbonell, entre uma porrada de gente talentosa.

4. O roteiro é excelente…
Toda série costuma ter episódios filler – sabe aquele episódio onde nada de relevante à trama acontece, é pura enrolação? Pois bem, Bates Motel ainda não chegou neste nível. Todos os episódios possuem um roteiro muito bem traçado, o que faz com que Bates Motel tenha sempre um conteúdo interessante e situações inusitadas que não te fazem desgrudar os olhos da tela. O projeto permanece envolvente durante todos os seus dez episódios, abusando de suspense e sem cair na monotonia. Não à toa, Bates Motel não passou pela produção de episódio piloto para sua avaliação – os dez episódios da primeira temporada já foram encomendados logo de cara.

06


5. A trama é recheada de suspense…
Após a morte (?) de seu segundo marido – e pai de seu filho Norman – , Norma decide se mudar com seu filho para uma pequena cidade dos EUA. Lá, ela assume a gerência de um hotel de beira de estrada com a esperança de recomeçar uma nova vida ao lado de Norman. O que a mãe do garoto não sabe é que a construção de uma nova estrada deixaria seu hotel fora da rota principal da cidade, dificultando a localização e acesso dos clientes. Além disso, com o passar dos primeiros dias, Norma descobre que os moradores da pacata cidade possuem segredos que vão afetar todos seus planos.

05
A segunda temporada já foi anunciada – mas teremos que esperar até 2014, pois as gravações só devem ocorrer no final deste ano e não há previsão de estréia no Brasil. Enquanto isso, vamos acompanhar os dez episódios iniciais para já entrar no clima da série e tentar descobrir um pouco mais do lado psicótico e sombrio de Norman Bates. Hitchcock não acha ofensivo.

ENQUANTO ISSO…
Freddie Highmore está excepcional no papel do jovem Norman Bates. Até mesmo fisicamente, diga-se de passagem. Mas se tem um ator hollywoodiano que realmente é a cara de Anthony Perkins, o intérprete de Norman no filme de Hitchcock, esse nome é Andrew Garfield. Confira aí:

garfield
E aí, será que Garfield faria melhor?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s