“Castelo-Rá-Tim-Bum – A Exposição”: Comemoração aos 20 Anos do Programa

Uma das melhores produções infantis da TV brasileira – e que marcou a infância de muita gente – é, sem dúvida, o programa Castelo Rá-Tim-Bum. E não é para pouco: exibido e produzido pela TV Cultura (em parceria com a FIESP) entre 1994 e 1997, o programa voltado para o público infanto-juvenil foi um sucesso de crítica e público. Criação do dramaturgo Flávio de Souza e de Cao Hamburger (que assinou a direção durante o período), o Castelo Rá-Tim-Bum foi uma das mais bem sucedidas séries brasileiras da nossa TV, sendo reverenciada e admirada até hoje por um público das mais diferentes idades.

castelo2

Seguindo uma abordagem educativo-pedagógica, Castelo Rá-Tim-Bum faz parte de uma franquia televisiva, precedida pelo também educativo Rá-Tim-Bum (da qual é parcialmente inspirado) e sucedido pelo menos badalado Ilha Rá-Tim-Bum. A audiência dos episódios ficavam na média dos 12 pontos – algo inédito para um produto de caráter educativo e índice jamais alcançado novamente pela emissora. Ainda hoje, em reprises habituais, o programa alcança médias consideráveis no Ibope – o que comprova a tese de que a série é totalmente atemporal.

Ao longo de 90 episódios, fomos apresentados aos moradores de um castelo mágico, perdido no meio da cidade grande. O dono do imóvel é o cientista e feiticeiro Doutor Victor, que vive no local com seu sobrinho Nino (um garoto de 300 anos que nunca frequentou a escola) e a feiticeira Morgana – alem de outros inúmeros seres animais e sobrenaturais. Nino diariamente recebe a visita de três crianças “comuns”: Biba, Pedro e Zequinha – e outros personagens excêntricos, como uma repórter de TV, um alienígena, entre outros.

castelo

A sinopse está, obviamente, bem reduzida perto do gigantesco universo de Nino e seus amigos. Com um tom lúdico e apostando também em um humor genuinamente infantil, o Castelo Rá-Tim-Bum contava com uma equipe formada por cerca de 250 profissionais – alem de profissionais de TV, a produção contava com a ajuda de pedagogos, músicos e professores, o que elevava a qualidade educativa de todo o projeto. Não à toa, o infantil ganhou diversos prêmios ao longo de sua exibição – como melhor programa infantil pelo APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 1994, e segundo lugar na mesma categoria do Festival de Nova York no mesmo ano e no seguinte.

Para comemorar os vinte anos do início da veiculação da série, o MIS – Museu da Imagem e do Som, em São Paulo – SP, apresenta, a partir da próxima quarta-feira (16) a mostra Castelo Rá-Tim-Bum – A Exposição – um tributo ao programa que é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da nossa TV. Uma parceria entre MIS e a TV Cultura/Fundação Padre Anchieta, a exposição irá ocupar o primeiro e o segundo pisos do museu. Enquanto no primeiro o visitante poderá conferir peças do acervo (alem de depoimentos de parte do elenco), no segundo piso o público terá, segundo os organizadores do evento, uma experiência quase real: mais de 10 ambientes foram recriados e estarão disponíveis para visitação – alem da possibilidade de ver de perto os bonecos originais dos personagens do Castelo. Há ainda uma programação paralela à exposição, como bate-papos e espetáculos com o elenco, uma oficina de música e um curso de técnica de animação com massinha.

Portanto, se você está em São Paulo, fica aí esta dica de programação imperdível. A exposição ficará até outubro e mais informações podem ser conferidas no site do local.

————————————————————————————————————————————————————————-

CASTELO RÁ-TIM-BUM – A EXPOSIÇÃO
MIS (Museu da Imagem e do Som) – Avenida Europa, 158 – São Paulo-SP

Data: de 16/07/2014 a 12/10/2014
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia)
Horário: Terça a sexta, das 12h às 21h; sábados, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 10h às 20h.
Classificação: Livre
Informações: http://www.mis-sp.org.br/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s