Prazer Versus Moralismo em “Um Reencontro”

Você já passou pela frustrante situação de conhecer a pessoa certa na hora errada? É o caso de Elza e Pierre: ela, uma escritora bem sucedida, recém-divorciada e mãe de dois adolescentes; ele, um advogado criminalista e pai de família exemplar. Quando trocam olhares em uma festa, a atração é mútua e imediata, porém suas realidades distintas os impedem de levar adiante qualquer tipo de relacionamento.

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Dirigido por Lisa Azuelos, Um Reencontro é uma história de amor “maduro” nos tempos atuais. Devido às convenções (o que demonstra certo tom moralista e conservador da trama), o casal decide não se buscar – sequer trocam número de telefone ou outra informação. Pierre parece sempre colocar a família em primeiro lugar – e, por conta disso, fica dividido entre o medo de reencontrar Elza ou não mais vê-la. Já a mulher, apesar de intensamente atraída, descarta inicialmente a possibilidade de uma relação pelo fato de Pierre ser casado. Entretanto, o círculo de amigos em comum faz com que eles se esbarrem a todo instante – e a cada reencontro é nítido que algo muito maior pode acontecer entre eles. Eles não necessitam um do outro: são independentes, bem estruturados e vivem suas vidas sem grandes dificuldades. No entanto, eles se desejam e não há nenhuma razão aparente para isso. É a paixão, a atração, o sexo quem está falando alto.

02Os atores François Cluzet (de Intocáveis) e Sophie Marceau são competentes em suas atuações, demonstrando bastante cumplicidade em cena – o que ajuda a criar uma tensão amorosa entre suas personagens. Com uma trilha sonora bastante eficiente, Um Reencontro peca, talvez, na constante utilização de um mesmo recurso em sua narrativa (e que não vou falar aqui para não dar spoiler) – que, apesar de produzir um desfecho satisfatório, acaba desmotivando o espectador com relação à trama. Funciona na primeira vez, mas depois o público já está cansado e perde um pouco o interesse pelo filme. Mais: Um Reencontro até tenta questionar nossas escolhas e suas conseqüências – pena que seu conservadorismo, ainda que implícito, não permite que o filme alcance um resultado melhor.

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