Espírito de Lobo (Wolf Totem)

A trama de Espírito de Lobo nos transporta para a Mongólia do final da década de 60, em plena revolução cultural maoísta, quando um jovem estudante é enviado para ensinar mandarim aos pastores mongóis residentes nas montanhas mais afastadas do país. Lá, ele irá presenciar o confronto entre os moradores e os lobos – que dizimam todo o rebanho de animais daquela população. Fascinado pelos seres selvagens, o professor decide criar um filhote de lobo na esperança de domesticá-lo.

02

Espírito de Lobo possui uma fotografia competente, que abusa de planos abertos para capturar as belas paisagens locais. A edição também contribui bastante para as cenas de ação, nos causando até mesmo certa aflição em algumas sequências. A trilha sonora é pontual e essencial para a ambientação da trama, ainda que não possua nenhum momento grandioso. O roteiro, no entanto, se arrasta em alguns instantes ao longo de suas duas horas e peca, talvez, ao não desenvolver totalmente a relação entre lobos e humanos – a bem da verdade, o que parece é que a narrativa se concentra na vida selvagem das alcateias, tornando o homem quase um antagonista. Curiosamente, os melhores momentos de Espírito de Lobo são justamente suas cenas de ataque quase coreografadas.

Sucesso em seu país, Espírito de Lobo foi o pré-indicado da China à categoria de melhor filme em língua estrangeira na próxima edição do Oscar, mas foi substituído recentemente por outra produção. O motivo? Espírito de Lobo não tinha um número de “chineses” suficiente, a começar pelo diretor – o francês Jean-Jacques Annaud, cuja filmografia inclui títulos como Sete Anos no Tibet e Círculo de Fogo. Baseado em um best-seller homônimo e autobiográfico, Espírito de Lobo é visualmente impecável e tecnicamente bem executado – pena que faltou algo mais para torna-lo épico.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.