“A Constituição”: Os Vestígios do Conflito Servo-Croata

Um casal de proletários se espreme entre os cômodos de seu modesto apartamento. Ela, enfermeira; ele, um policial truculento – o sonho dos dois é adotar uma criança, mesmo que a condição financeira não seja lá das melhores. No andar logo acima, um professor de meia idade divide seu tempo entre as aulas no colégio e os cuidados com o pai paralítico.

À primeira vista, estas quatro pessoas nada tem em comum, exceto o fato de morar no mesmo prédio. Na verdade, suas diferenças são gritantes e refletem a forma como se relacionam – simplesmente não há relação entre elas. Elas se evitam a todo custo, pois sabem que suas origens, crenças e maneira de encarar a vida não são as mesmas.

A Constituição retrata os vestígios do conflito servo-croata do final do século passado. O ódio, os preconceitos e as mágoas ainda parecem estar vivos, como se uma herança a ser transmitida para as futuras (e a atual) gerações. No entanto, o filme de Rajko Grlic (que também assina o roteiro em parceria com Ante Tomic) é feliz ao mostrar a humanidade de seus personagens diante dos infortúnios da vida: em determinado momento, um grave acontecimento acaba os unindo e essas pessoas são lançadas umas aos braços das outras. A partir daí, esta comédia dramática ganha novos contornos: aos poucos, as diferenças são postas de lado e, lentamente, eles vão reconhecendo o “ser humano” de cada um. Ainda que possa haver algum tipo de interesse na relação que se estabelece entre eles, seus conceitos são confrontados – e, felizmente, apesar do receio inicial, eles acabam se permitindo abrir para o novo.

Tecnicamente bem produzido e com atuações excepcionais por parte de seu elenco, A Constituição é uma grata surpresa do cinema croata atual. É um daqueles casos raros em que o espectador já é fisgado de início e, à medida que a fita evolui, o filme cresce até chegar a um desfecho que, embora fácil, nos enche de esperança. Com um roteiro original e surpreendente, A Constituição é obra necessária tanto como cinema quanto socialmente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s