Burton: Das Telonas Para as Livrarias

Há algumas semanas, postei aqui no site uma matéria sobre o cineasta Tim Burton e suas incríveis histórias que encantam os apaixonados pelo cinema. Na ocasião, entretanto, ainda não tinha lido O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias, uma reunião de pequenos poemas escritor pelo artista que descrevem bem um pouco da personalidade imaginária do autor.

Ao longo de pouco mais de 120 páginas, Tim Burton nos revela um pouco de seu mundo. Philippe Barcinski apresenta a obra com a seguinte declaração:

A mente de Burton é um universo à parte. E este livro parece ser sua melhor radiografia.”

A verdade é que este livro nos apresenta algumas características que são primordiais na obra do diretor, como a melancolia (presente em Edward Mãos de Tesoura), a fantasia e imaginação (marcantes em Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas), o ambiente gótico (explorado em A Noiva Cadáver), entre outros. É isso que o leitor vai encontrar nesse livro, que retrata bem a mente insana do cineasta como nenhum outro filme seu poderia fazer. O leitor vai ser apresentado a personagens que beiram o grotesco, o bizarrismo e também a inumanidade.

A leitura é obrigatória para os amantes do trabalho de Burton – e mesmo para aqueles que não a conhecem. Os 23 poemas escritos apresentam a ambiguidade tão comum à obra de Tim: ao mesmo tempo que é triste, é também engraçado. Além disso, fica difícil considera-lo um produto infantil, tamanho é o tom soturno e desesperançoso do livro.

O diretor na época de sua cultuada animação “O Estranho Mundo de Jack”.

Os poemas tratam bem as relações afetivas e também os conflitos psicológicos de cada um de seus personagens. São figuras infantis bastante distintas que, na maior parte das vezes, são incompreendidas e lutam para encontrar seu lugar em um mundo cada vez mais cruel. Os heróis para Burton são infelizes, decadentes e desesperançosos – expondo um lado negro que existe em cada um de nós.

Para completar, o livro é recheado de ilustrações criadas pelo próprio autor. Os desenhos são facilmente identificados, pois a forma tão peculiar de Burton já é bastante conhecida em seus filmes. Vale também destacar a excelente tradução de Márcio Suzuki, que conseguiu preservar as características principais do texto original, como as figuras de linguagem, as métricas e também o jogo de palavras.

Na imagem, alguns personagens de Burton: acima, Stain Boy; abaixo, a versão de Burton para a Rainha Vermelha da história de Alice (que no filme do cineasta, foi interpretada por sua esposa Helena Bonham Carter).

Longe de ser apenas a opinião de um fã assumido de Tim Burton, o livro se revela uma opção incrível de leitura. É curto, não é cansativo e nos traz o que há de melhor na obra do cineasta norte-americano. Em tempos em que a leitura está sendo substituída por videogames e celulares, O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra nos oferece bons momentos de entretenimento. Mais do que isso: nos permite também enxergar um pouco do universo incompreendido de um artista tão pouco casual.

Dia desses no parque
Vi uma moça de raro encanto.
Tinha tantos, tantos olhos
Que, confesso, fiquei meio tonto.

A sua beleza não era pouca
(Aliás, que tremenda gatinha!),
Quando notei que tinha boca,
Engatamos uma conversinha.

Falamos sobre ecologia,
Sobre suas aulas de poesia,
Sobre os óculos que usaria
Se um dia tivesse miopia.

Mas, de tudo, o que eu mais adoro
É seu olhar diversificado.
Se entretanto ela cai no choro,
Não tem quem não fique molhado.

(“A menina de muitos olhos”)

O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias
Tim Burton (tradução de Márcio Suzuki)
Editora Girafinha, 2010, 123 páginas.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Burton: Das Telonas Para as Livrarias

  1. Quero ler a próxima reportagem com o título: Panic at the disco! – Eles realmente estão prontos??? (Ready to go). Gostaria de saber o que achou do novo clipe.
    Sobre esta reportagem, adorei saber um pouco mais sobre Tim. Continue assim hein, hip good!

  2. Pingback: Frankenweenie: A Redenção de Burton? « Davi Gonçalves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s